Orientador: Marcelo R. S . Ribeiro
Contexto/período de desenvolvimento: PIBIC 2021-2022
Projeto principal: O paradigma anarquívico e o arquivo colonial-moderno no cinema e no audiovisual
Inserindo-se no âmbito do projeto de pesquisa O paradigma anarquívico e o arquivo colonial-moderno no cinema e no audiovisual, iniciado em 2020 e atualmente em desenvolvimento, este projeto de pesquisa propõe uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar do Programa Memória do Mundo, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1992, que deve ser reconhecido como uma das principais formas contemporâneas de atualização da aspiração moderna ao arquivamento do mundo. Nessa abordagem, caracterizada pela articulação entre (a) uma interrogação teórico-filosófica do conceito de "memória do mundo" que intitula o programa da Unesco, (b) um estudo sócio-antropológico dos problemas das tecnologias da comunicação e informação, em especial o cinema e o audiovisual, e da memória atribuída à ideia de comunidade da humanidade, e (c) um estudo experimental de arqueologia do sensível de imagens cinematográficas e audiovisuais presentes no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. Dessa forma, pretende-se caracterizar a participação do cinema e do audiovisual no Registro Internacional do ProgramaMemória do Mundo da Unesco, interrogando o conceito que o intitula, memória do mundo, e investigando a história contemporânea e a genealogia moderna desse projeto de constituição de arquivos universais da humanidade e do mundo, com base na compreensão da questão da tecnologia como cosmotécnica.
Projeto completo para consulta: Cinema e audiovisual na Memória do Mundo (Unesco): tecnologias da comunicação e informação, cosmotécnicas e políticas da memória
Desenvolvido por João Guilherme Batista Cardoso entre setembro de 2021 e agosto de 2022, com bolsa da UFBA.
Este plano de trabalho visa ao estudo do Programa Memória do Mundo (Unesco) no contexto das políticas internacionais da memória que se configuram no período posterior ao término da Guerra Fria. Para isso, articula-se uma interrogação teórico-filosófica do conceito de "memória do mundo" que intitula o programa da Unesco, um estudo sócio-antropológico da memória atribuída à ideia de comunidade da humanidade e um estudo experimental de arqueologia do sensível de imagens cinematográficas e audiovisuais presentes no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. Para contribuir para o objetivo geral do projeto em que se insere, que é o de caracterizar a participação do cinema e do audiovisual no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, interrogando o conceito que o intitula, memória do mundo, e investigando a história contemporânea e a genealogia moderna desse projeto de constituição de arquivos universais da humanidade e do mundo, este plano de trabalho deve (1) contribuir para identificar e listar por meio de levantamento bibliográfico e documental, os arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais presentes no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, classificando-os com base nos seguintes critérios fundamentais (assim como em critérios adicionais que se revelem necessários durante a pesquisa): nacionalidade, tipo(s) de tecnologias e mídias associado(s), contexto(s) institucional(is) de arquivamento; (2) contextualizar historicamente um ou mais arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais identificados e classificados, por meio de estudos de caso a serem elaborados de acordo com o plano de trabalho; (3) analisar um ou mais arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais que tenham sido contextualizados historicamente, experimentando e desenvolvendo as propostas metodológicas associadas à noção de arqueologia do sensível e a abordagens ensaísticas por meio do audiovisual.
Plano de trabalho 1 para consulta: Cinema e audiovisual na Memória do Mundo (Unesco): políticas da memória do mundo
Desenvolvido por Marina Moreno entre setembro de 2021 e agosto de 2022, com bolsa do CNPq.
Este plano de trabalho visa ao estudo do Programa Memória do Mundo (Unesco), considerando as condições tecnológicas em que se desenvolve, particularmente no que concerne ao lugar que nele ocupam as tecnologias da comunicação e informação do campo do cinema e audiovisual. Para isso, articula-se um estudo sócio-antropológico dos problemas das tecnologias da comunicação e informação, em especial o cinema e o audiovisual, investigando a possibilidade de que sejam compreendidos como cosmotécnicas (no sentido de Yuk Hui), e um estudo experimental de arqueologia do sensível de imagens cinematográficas e audiovisuais presentes no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. Para contribuir para o objetivo geral do projeto em que se insere, que é o de caracterizar a participação do cinema e do audiovisual no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, interrogando o conceito que o intitula, memória do mundo, e investigando a história contemporânea e a genealogia moderna desse projeto de constituição de arquivos universais da humanidade e do mundo, com base na compreensão da questão da tecnologia como cosmotécnica, este plano de trabalho deve (1) contribuir para identificar e listar por meio de levantamento bibliográfico e documental, os arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais presentes no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, classificando-os com base nos seguintes critérios fundamentais (assim como em critérios adicionais que se revelem necessários durante a pesquisa): nacionalidade, tipo(s) de tecnologias e mídias associado(s), contexto(s) institucional(is) de arquivamento; (2) contextualizar historicamente um ou mais arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais identificados e classificados, por meio de estudos de caso; (3) analisar um ou mais arquivos, coleções ou produtos cinematográficos e audiovisuais que tenham sido contextualizados historicamente, experimentando e desenvolvendo as propostas metodológicas associadas à noção de arqueologia do sensível e a abordagens ensaísticas por meio do audiovisual.
Plano de trabalho 2 para consulta: Cinema e audiovisual na Memória do Mundo (Unesco): cosmotécnicas da memória do mundo