Oficina de Zotero
Coordenada e ministrada pelo professor Marcelo Ribeiro (Facom-UFBA), esta oficina é uma atividade do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível e parte, nesse contexto, de um espaço interdisciplinar de estudo da arte e da imagem, do cinema e do audiovisual. Esse contexto de partida permite explicitar que se trata de uma oficina ancorada em referências e modos de pesquisa associados a áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, entre outras. Não se trata, de forma alguma, de uma oficina que dará conta de tudo o que é pertinente para essas áreas, e menos ainda para outras áreas. Entretanto, a ênfase nos aspectos formais do funcionamento do Zotero deve tornar a oficina apta a fornecer informações, orientações e ideias relevantes e adaptáveis aos mais diversos contextos.
Antes da oficina
Para participar da Oficina de Zotero, você deve realizar os seguintes passos antes da oficina:
- Crie sua conta no Zotero: https://www.zotero.org/user/register
- Baixe e instale o aplicativo do Zotero no seu computador (Windows, Mac ou Linux): https://www.zotero.org/download
- Instale a extensão ou complemento Zotero Connector no seu navegador: https://www.zotero.org/download
Se possível, instale também os plugins de processadores de texto de sua preferência (Word, LibreOffice ou GoogleDocs). Isso pode ser feito dentro do Zotero. Adicionalmente, caso queira, você pode ler sobre os plugins disponíveis para ampliar as funcionalidades do Zotero. Há muita coisa incrível: https://www.zotero.org/support/plugins.
Ainda que eu ainda esteja aprendendo e não tenha de forma alguma explorado tudo o que o aplicativo e seus plugins podem oferecer, recomendo o uso dos plugins ZotFile (http://www.zotfile.com/), BetterBibTeX for Zotero (https://retorque.re/zotero-better-bibtex/installation/), assim como alguns outros que você pode encontrar na página de plugins do site do Zotero, como Zotero DOI Manager, Zotero Memento, Zotero Storage Scanner, ZoteroQuickLook e Zutilo Utility for Zotero.
Certifique-se de realizar pelo menos os três passos acima indicados. Para acompanhar a oficina de forma proveitosa, o ideal é que você possa manter o Zotero e o navegador abertos simultaneamente. Os plugins do Zotero são opcionais, embora recomendados.
A oficina terá como foco apresentar o Zotero de forma introdutória, identificando suas funcionalidades principais para organização de referências bibliográficas, com a descrição do fluxo de trabalho que conduz do registro das referências no aplicativo até seu uso em citações diretas ou indiretas em processadores de texto, com aplicação de formatação configurável e criação automática das referências bibliográficas.
Referências iniciais para instalação do Zotero
Zotero do Zero - Tutorial de instalação do Zotero no Windows 10, por Eric Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=CPdhyKboKC0
Instalando o Zotero em um Mac
Instalando o Zotero em um computador com Windows 10
Durante a oficina
É recomendável que você acompanhe a oficina em uma janela separada em seu navegador, mantendo outra janela disponível e, além disso, o aplicativo do Zotero aberto paralelamente. Dessa forma, você poderá ouvir e ver as demonstrações sobre o Zotero e, ao mesmo tempo, alternando entre as janelas ou espaços de trabalho no seu computador, também será possível colocar em prática parte do que está sendo demonstrado. Caso não tenha condições de fazer isso ou prefira apenas acompanhar a oficina, não há problema algum, mas é importante tentar implementar seu fluxo de trabalho o quanto antes para começar a usar o Zotero mais efetivamente e descobrir todas as possibilidades do aplicativo.
Caso você deseje tentar seguir a recomendação acima, isto é, caso deseje tentar usar o Zotero ao longo da oficina, recomenda-se que se concentre nas atividades mais simples, de menor nível de dificuldade. Abaixo, os itens principais de cada uma das três partes da oficina estão identificados segundo seu nível de dificuldade básico, intermediário ou avançado. Entre outras coisas, essa diferenciação significa o seguinte: itens com nível de dificuldade básico são fáceis de realizar ao longo da oficina; itens com nível de dificuldade intermediário podem ser mais difíceis de realizar ao longo da oficina em sua integralidade, podendo-se buscar sua realização parcial ou adaptada; itens com nível de dificuldade avançado envolvem recursos mais complexos e exigem mais tempo para serem realizados, sendo recomendável apenas o acompanhamento da oficina no que concerne a esses itens. Seja como for, tudo isso são apenas recomendações. Fique à vontade para acompanhar como preferir, dentro de suas condições, possibilidades e limites técnicos e de outras ordens.
Conteúdo programático
- Parte 1 (30 min.): Coordenadas básicas de uso do Zotero
- Apresentação geral da interface do aplicativo e das principais funcionalidades (nível de dificuldade: básico)
- Coleções
- Grupos
- Fontes [Feeds]
- Itens
- Pesquisas salvas
- Configuração do Zotero e da extensão de navegador para registro de dados e captura arquivos de artigos, livros e outros materiais (nível de dificuldade: intermediário)
- Exemplos
- Captura de dados de artigos
- Via DOI
- Via site de periódico ou repositório
- Via PDF
- Captura de dados de livros
- Via ISBN ou DOI
- Via PDF
- Captura de dados de tese ou dissertação em acesso aberto
- Via repositórios
- Via PDF
- Outros casos
- Captura de dados de artigos
- Exemplos
- Apresentação geral da interface do aplicativo e das principais funcionalidades (nível de dificuldade: básico)
- Parte 2 (30 min.): Organização, anotações, busca e armazenamento
- Criação de coleções, uso de etiquetas e área de anotações: possibilidades combinatórias (nível de dificuldade: intermediário)
- Pesquisa básica e pesquisa avançada (nível de dificuldade: intermediário)
- Armazenamento e formas de acesso remoto ao material salvo no Zotero (nível de dificuldade: avançado)
- Não salve sua base de dados (database) do Zotero em uma pasta com sincronização em nuvem, a não ser que seja apenas como uma entre outras formas de backup. A recomendação está no site: "You absolutely should not store your Zotero database in a cloud-syncing folder (e.g., Dropbox, Google Drive, OneDrive). This will lead to data corruption." (Fonte: https://www.zotero.org/support/kb/using_multiple_computers))
- Instalação e configuração básica do ZotFile: http://zotfile.com/
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Parte 3 (30 min.): Exportação de dados e fluxos de trabalho com integração em processadores de texto
- Exportação de listas de bibliografia e de relatórios bibliográficos (nível de dificuldade: básico)
- Usos do Zotero com processadores de texto: exemplos baseados em normas da ABNT com o uso do Word (nível de dificuldade: intermediário e avançado)
- Definição e seleção de estilos de citação
- Caixa de adição de citação: clássica ou atualizada?
- Citações indiretas
- Citações indiretas com omissão de autor
- Citações diretas (com indicação de página)
- Citações de mais de uma referência
- Compilação da lista de referências bibliográficas e ajustes finais
Inscrições: https://doity.com.br/oficina-de-zotero