Arquivos do futuro, com Kênia Freitas

No dia 08/12/2021, ocorreu a palestra Arquivos do futuro, com Kênia Freitas, no ciclo 2021.2 das Conversas Anarqueológicas, dentro da programação do 2º Ciclo de Cinema e Audiovisual, organizado pela Facom-UFBA e por seu Laboratório de Audiovisual, no Congresso UFBA 75 Anos, realizado de forma remota entre 06 e 11/12/2021. A palestra contou com mediação de Rogério Felix e Marcelo Ribeiro.

Essa apresentação pretende discutir como as imagens especulativas do cinema negro podem ser pensadas como contra-monumentos enderaçados aos futuros - hostis ou prosperos. Tomando emprestado a imaginação dos arqueólogos do futuro de Kodwo Eshun para imaginar os traços das produções afrofuturistas contemporâneas como arquivos vindouros a serem reinventados. O filme Negro Em Mim (Macca Ramos, 123 min, 2020, Brasil) será o ponto de partida para a discussão.

Assista à transmissão ao vivo no YouTube da TV UFBA:

Kênia Freitas é crítica e curadora de cinema, com pesquisa sobre Afrofuturismo e o Cinema Negro. Fez estágios de pós-doutorado (CAPES/PNPD) no programa de pós-graduação em Comunicação na UCB (2015-2018) e no programa de pós-graduação em Comunicação da Unesp (2018-2020). Doutora pela Escola da Comunicação da UFRJ na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas (2015). Mestre em Comunicação formado pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp (2010). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Departamento de Comunicação Social da Ufes (2007). Realizou a curadoria das mostras "Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica", "A Magia da Mulher Negra" e "Diretoras Negras no Cinema brasileiro". Escreve críticas para o site Multiplot!. Ministra cursos e oficinas sobre cinema negro, afrofuturismo e fabulações.

Anterior