No dia 08/12/2021, ocorreu a palestra Seguindo as pistas das imagens de arquivo: o desenvolvimento de um método, com Patrícia Machado, no ciclo 2021.2 das Conversas Anarqueológicas, dentro da programação do 2º Ciclo de Cinema e Audiovisual, organizado pela Facom-UFBA e por seu Laboratório de Audiovisual, no Congresso UFBA 75 Anos, realizado de forma remota entre 06 e 11/12/2021. A palestra contou com mediação de Kalinka Brant e Marcelo Ribeiro.

Nosso objetivo é apresentar um método de análise de arquivos audiovisuais descoberto através do trabalho realizado pela historiadora Sylvie Lindeperg e que venho desenvolvendo em diferentes pesquisas nos últimos dez anos. A abordagem parte de uma perspectiva ainda pouco explorada no campo da História e do Cinema no Brasil, que leva em conta a complexidade da imagem e das estratégias de sua tomada e retomada. Nessa trajetória, seguimos as pistas deixadas pelos documentos e imagens de arquivo nos caminhos que eles percorrem.

Assista à transmissão ao vivo no YouTube da TV UFBA:

Patrícia Machado é doutora em Comunicação e Cultura na ECO-UFRJ com estágio de 1 ano (com bolsa CNPQ) na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015). Realizou mestrado e graduação em Comunicação Social na PUC-Rio. Realiza pós-doutorado no PPGCINE-UFF, com bolsa vinculada ao projeto Niterói em imagens: repositório digital de fotografias e filmes, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (UFF-FEC-PMN). Coordenadora de pesquisa do projeto. Professora do curso de Estudos de Mídia- Cinema da PUC-Rio. Participa de projetos de pesquisa financiados pelo CNPQ e em convênio com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Niterói. Autora do livro Cinema de arquivo: imagens e memórias da ditadura militar (no prelo). Co-organizadora dos livros Imagens em disputa (ed.7 Letras, 2018) e do e-book Archives in moviment: International Seminar on Archive (ed.FGV, 2017). Organizou o Seminário Internacional Niterói em Imagens (2021) e Co-organizou o Seminário Imagens em Movimento: Seminário Internacional de Imagens de Arquivo (FGV- 2017). Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP) e do Conselho Deliberativo da Socine (2020-2021). Integrante do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), da Universidade Federal Fluminense. Co-Coordenadora do ST Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (2018-2019) e de duas edições do dossiê com o mesmo título da Significação: Revista de Cultura Audiovisual- USP (2020). É pesquisadora iconográfica/filmográfica, de roteiro e de personagens (já trabalhou para filmes, séries e programas de TV). Realizou a curadoria do Festival de Cinema do Sesc em 2019 e da Mostra Arquivos da Ditadura, em 2014, no Centro Cultural de Justiça. Coordenou a Oficina de Audiovisual da FGV (2016) e a oficina de pesquisa e realização de filmes de arquivo Lanterna Mágica, do Arquivo Nacional (2020).