No dia 08/12/2021, ocorreu a palestra Warburg e Benjamin: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento, com Osmar Gonçalves, no ciclo 2021.2 das Conversas Anarqueológicas, dentro da programação do 2º Ciclo de Cinema e Audiovisual, organizado pela Facom-UFBA e por seu Laboratório de Audiovisual, no Congresso UFBA 75 Anos, realizado de forma remota entre 06 e 11/12/2021. A palestra contou com mediação de Alexandra Helena Batista da Silva e Marcelo Ribeiro.

Aby Warburg (1866-1929) e Walter Benjamin (1892-1940), judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens.

Assista à transmissão ao vivo no YouTube da TV UFBA:

Osmar Gonçalves dos Reis Filho é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Alemanha), financiada pelo DAAD/Capes. Realizou pós-doutorado em Arte Contemporânea na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2015), com bolsa Capes. Atualmente, é Professor Associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É líder do IMAGO - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem (CNPq), onde coordena o projeto de pesquisa "Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia latino-americana contemporânea", financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ Nº 01/2016) e pela Funcap. Tem cooperações acadêmicas com pesquisadores do LIRA - Laboratoire International de Recherches en Arts da Sorbonne Nouvelle (França), da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), da UFRJ, da UnB, da USP e da UFPE. Foi Diretor Científico da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) entre 2019 e 2021, coordenador do GT Comunicação, Artes e Tecnologias da Imagem da Compós entre 2018 e 2019, e do ST Interseções Cinema e Arte da Socine entre 2016 e 2019. Organizou os livros "Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea" (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, "Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões" (Casa das Musas, 2013). Osmar também é fotógrafo, tendo participado de inúmeras exposições no Brasil e recebido recentemente o prêmio PrixPhoto da Aliança Francesa (2019). Realiza ainda atividades como parecerista/consultor para CAPES, CNPq e para diversas revistas nacionais e internacionais na área de Comunicação, Fotografia, Cinema e Artes.