Orientador: Marcelo R. S . Ribeiro
Contexto/período de desenvolvimento: PIBIC 2018-2019
Projeto principal: Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual
Por meio de uma abordagem interdisciplinar das relações entre imagem e direitos humanos, este projeto visa ao estudo dos modos como o cinema e outros meios visuais, como a pintura e a fotografia, e audiovisuais, como a televisão e o vídeo, participam de um processo histórico e cultural mais amplo de construção da "consciência da humanidade", que declara os direitos humanos, conforme o preâmbulo da Declaração Universal de 1948, contra os "atos bárbaros" que proliferam na história recente da humanidade. Pretendese, em primeiro lugar, estabelecer uma perspectiva histórica de estudo das formas de representação e de abordagem de diferentes genocídios e crimes contra a humanidade no cinema e em outros meios e caracterizar as singularidades de diversos momentos e contextos de violação generalizada de direitos humanos e as modalidades de uso da imagem que acompanham, testemunham e transformam os sentidos desses momentos e contextos, constituindo a memória das violações. Esperase, igualmente, tornar possível a identificação de tendências recorrentes de associação entre imagem e direitos humanos, assim como interrogar as noções de dignidade pressupostas por toda reivindicação de direitos universais e projetadas por qualquer forma de associação entre imagem e direitos humanos. Dessa forma, o problema que este projeto de pesquisa pretende investigar pode ser resumido com a seguinte pergunta: como o cinema e outros meios visuais e audiovisuais participam da construção da "consciência da humanidade", por meio da elaboração de memórias de genocídios, crimes contra a humanidade e outras violações, de um lado, e de ideias e projeções de dignidade, do outro, durante a segunda metade do século XX e o início do século XXI?
Projeto completo para consulta: Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual - O cinema de Jia Zhangke
Desenvolvido por Mateus de Jesus Viana entre agosto de 2018 e julho de 2019, com bolsa da FAPESB.
Na obra cinematográfica de Jia Zhangke (nascido em 1970, em Fenyang, na província de Shanxi, República Popular da China), é possível observar uma atenção ao cotidiano e às vidas de pessoas comuns, em cujas trajetórias se inscrevem uma série de problemas de direitos humanos, sejam eles relativos ao regime político dominante no contexto chinês, sejam eles relativos à integração da China nos circuitos do capitalismo globalizado. Se seus filmes não têm como propósito primordial a mobilização do cinema para apresentar denúncias de violações de direitos humanos, cujas evidências suas imagens eventualmente registram ou reconstituem, cada um deles contribui, de alguma forma, para um trabalho de memória em torno do que o crítico JeanMichel Frodon (2014, p. 38) descreve como ?o maior evento planetário do início do século XXI: a ascensão da China à categoria de potência, com transformações geopolíticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais de uma extensão sem equivalente?. Entre a urgência da denúncia e a emergência da memória, é preciso interrogar como o cinema de Jia Zhangke registra e reconstitui, abriga e projeta, em suas imagens, a dignidade das pessoas que representa, das quais se aproxima e nas quais está interessado. O cinema de Jia Zhangke oferece, ao mesmo tempo, imagens de violações que marcam a experiência histórica da China na era da globalização e imagens da dignidade das pessoas comuns que compõem a paisagem humana desse processo em andamento, articulando as duas dimensões fundamentais das relações entre cinema e direitos humanos: de um lado, o registro das violações, em denúncias urgentes e no trabalho de memória que não cessa de emergir; de outro, as projeções de dignidade, inscrevendo os princípios universais que definem a vida digna jurídico politicamente num devirsensível, sob a forma de imagens.
Plano de trabalho 1 para consulta: Estudo analítico das imagens da dignidade no cinema de Jia Zhangke: cinema e direitos humanos na China globalizada
Desenvolvido por George Diniz Teixeira entre agosto de 2018 e julho de 2019, com bolsa da quota institucional do PIBIC-UFBA.
O estudo do cinema de Jia Zhangke tem se consolidado como um contexto privilegiado para a compreensão dos desenvolvimentos recentes dos cinemas asiáticos, de modo geral, e do cinema chinês, em particular, assim como para a investigação dos modos de imaginar e de narrar as transformações históricas associadas à globalização, na China e no mundo a que suas paisagens estão cada vez mais profundamente vinculadas. Este Plano de Trabalho pretende contribuir para o estudo do cinema de Zhangke no Brasil, considerando o problema das relações entre cinema e direitos humanos, bem como a temática da dignidade. Por meio de pesquisa filmográfica, pretendese contribuir para futuras pesquisas dedicadas à obra do cineasta, assinalando suas realizações numa cronologia e permitindo a identificação inicial de seus temas e procedimentos básicos, por meio de descrições sucintas. A elaboração de uma filmografia comentada conduzirá à publicação de uma lista de filmes, acompanhada da compilação de informações técnicas a respeito de cada título, assim como de comentários curtos sobre cada obra individual, buscando descrever, em linhas gerais, seus temas e procedimentos. Por meio de pesquisa bibliográfica, a abordagem aqui proposta visa ao levantamento e à leitura analítica das principais publicações dedicadas aos filmes do cineasta em língua portuguesa, assim como ao levantamento exploratório de publicações em outros idiomas. De modo análogo à filmografia comentada, será elaborada uma bibliografia comentada, composta por lista de livros e artigos sobre o cinema de Jia Zhangke, acompanhada de compilação de informações técnicas sobre cada publicação, assim como de comentários curtos sobre cada texto individual.
Plano de trabalho 2 para consulta: Elaboração de filmografia e de bibliografia comentadas sobre o cinema de Jia Zhangke