Pesquisas em andamento: Rogério Félix (PBMS) & Dalila da Silva (Edital de Acolhimento)

Pesquisas em andamento: Rogério Félix (PBMS) & Dalila da Silva (Edital de Acolhimento)

Conversa sobre pesquisas em andamento, em reunião online por meio de videoconferência.

Pesquisa do Programa de Bolsas Milton Santos de Rogério Félix

Plano de trabalho " Plataformas de exibição, dispositivos museológicos, espaços de memória: o Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, em Salvador"

Resumo do projeto de pesquisa "Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas"

Este projeto propõe a continuidade e a atualização da pesquisa que vem sendo feita desde o PIBIC 2019 sobre as representações e abordagens da escravidão e da resistência à escravidão, no cinema e em outros meios, a partir dos movimentos de descolonização iniciados na segunda metade do século XX, com base no estudo comparativo de produções cinematográficas e artísticas africanas e afrodiaspóricas, diferenciando seus modos de relação com o arquivo histórico da escravidão atlântica e com suas lacunas. Considerando a intensificação do trabalho de memória em torno da escravidão que tem ocorrido desde os movimentos de descolonização que se consolidaram nas décadas de 1960 e 1970, e reconhecendo a atual reconfiguração dos campos de disputa em torno das heranças da experiência colonial e da descolonização como problema político, este projeto questiona os modos como se pode assumir ou recusar tais heranças. Uma vez que diferentes representações e abordagens da escravidão estabelecem relações variáveis com o arquivo da escravidão e suas lacunas, trata-se de pensar quais são as modalidades de apropriação, recusa e ressignificação do arquivo da escravidão, assim como as formas de reivindicação da invenção de novas imagens. Para isso, confere-se maior ênfase à comparação entre perspectivas africanas e afrodiaspóricas e à exploração de outros meios artísticos e (audio)visuais, complementando os estudos em andamento sobre cinema brasileiro moderno e contemporâneo e sobre cinemas africanos modernos com o estudo dos cinemas africanos contemporâneos e delimitando marcos fundamentais para estudos comparativos que ultrapassem o campo do cinema e do audiovisual, abrangendo arte e cultura visual em sentido amplo e aproximando-se, assim, de pintura, fotografia e outras formas imagéticas, assim como da questão dos espaços museológicos e expositivos em que são inseridas e podem ser ressignificadas.

Resumo do plano de trabalho

Considerando a questão geral do projeto de pesquisa em que se insere, relativo às abordagens africanas e afrodiaspóricas das memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios, tal como se relacionam com os temas da globalização, do espaço e do território, seja em sentido geral, seja no que concerne às suas modalidades singulares, ativadas por diferentes obras cinematográficas, artísticas e audiovisuais, em múltiplos contextos de circulação, exposição e recepção, este plano de trabalho destina-se a um estudo aprofundado do contexto do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, localizado no Centro Histórico de Salvador, considerando os núcleos da exposição de longa duração da instituição, que preserva e difunde, assim como a Casa do Benin e o Museu Afro-Brasileiro/UFBA, entre outras instituições, elementos de culturas africanas. Por meio de pesquisa bibliográfica e iconográfica, assim como de uma abordagem que temos denominado arqueologia do sensível, este plano de trabalho pretende pensar o espaço em que se situa a Casa de Angola na Bahia, na cidade de Salvador, e as relações espaciais que engendra entre contextos brasileiros e africanos, considerando o que Milton Santos denomina ?inseparabilidade dos objetos e das ações?. Trata-se, igualmente, de identificar e analisar plataformas de exibição e dispositivos museológicos que a Casa de Angola na Bahia atualiza, particularmente em suas exposições de longa duração, discutindo os modos como esse espaço singular participa do que Santos define como ?meio técnico-científico-informacional?, como espaço de memória. Finalmente, trata-se ainda de interrogar os modos como a situação espacial e as configurações museológicas da Casa de Angola na Bahia tornam possível elaborar perspectivas críticas sobre histórias e memórias, em relação e além do trauma da escravidão, no contexto de um processo de globalização que se acentua de forma cada vez mais perversa, mas que é preciso considerar também como possibilidade.


Pesquisa independente em acolhimento de Dalila da Silva: Cartografia de afetos para construção de memória perambulante

Resumo

O projeto é uma investigação teórico-artística que instiga pesquisas rítmicas nos campos da performance e do território e como esses mecanismos de ação podem contribuir para a elaboração de estratégias de cura se apropriando da arte enquanto retomada de consciência sobre o corpo.