Blog cineviagens: uma proposta warburguiana-benjaminiana, com Luíza Alvim

No dia 27/05, ocorreu a palestra, Blog cineviagens: uma proposta warburguiana-benjaminiana, com Luíza Alvim, no ciclo 2021.1 das Conversas Anarqueológicas.

Desde há muito tempo venho buscando confrontar (sem o sentido bélico, mas o de colocar lado a lado) os lugares do mundo com o meu museu imaginário (segundo o conceito de André Malraux) alimentado pelas aulas de História e Geografia da escola. Com a crescente importância da Literatura e do Cinema em minha vida, o escopo dos lugares imaginados por mim e pelo cinema se expandiu consideravelmente. Não é algo só referente aos espaços, mas também temporal: como sobrevivem as imagens do que um dia esses lugares já foram? Quantas ruínas, camadas de tempo, estão numa foto de um presente? Foi me baseando nos conceitos de “doutrina das semelhanças” (Walter Benjamin) e das sobrevivências e montagens por imagens (de Aby Warburg, considerados a partir de Didi-Huberman) que criei o blog cineviagens.blogspot.com. Pretendo pensar aqui os fundamentos do processo criativo do blog e dar alguns exemplos.

Assista à transmissão ao vivo no nosso canal do YouTube:

Luíza Alvim é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Universidade Paris 3, mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Comunicação Social (habilitações Jornalismo e Cinema) pela UFF e pós-doutora em Música. Foi professora substituta da Escola de Comunicação da UFRJ e do departamento de Cinema e Audiovisual da UFF. Antes da pandemia de Covid 19, foi viajante pelo mundo e, atualmente, usa essa experiência, junto com a de pesquisadora de cinema, no blog cineviagens.blogspot.com.